Património

Santo António


Nome da tradição oral: Santo António.


Local onde se pratica:

- Distrito: Aveiro.

- Concelho: Castelo de Paiva.

- Freguesia: Raiva, Pedorido e Paraíso.

- Local: Pedorido.


Datas da realização:

Nesta região costuma-se antecipar para o fim-de-semana anterior ao dia da comemoração do Santo dia 13 de Junho. Esta antecipação deve-se ao fato de existirem mais festas ao mesmo santo na região.


Responsáveis pela organização da festa:

São grupos de pessoas que se reúnem e elaboração uma comissão de festas para juntas organizarem a festa dedicada ao Santo António.

O senhor padre da região é também responsável pela festa, nomeadamente para tirar as licenças necessárias e a realização da festa religiosa.


Participantes na realização da festa:

Dedicada a toda a comunidade residente quer da localidade, quer das regiões vizinhas, ou pessoas da terra que estão fora do local da festa.


Descrição da Festa

Inicialmente, juntam-se um grupo de pessoas que queiram participar na organização da festa e elaboram um esquema de preparação do ato.

Começam por organizar fundos através de peditórios na aldeia e nas aldeias próximas, fazem feirinhas e leilões ao longo do ano, onde a população residente dá ofertas como bolos, bifanas etc, e compram bebidas entre outros. O dinheiro angariado nessas feirinhas serve para a realização da festa. Há também uma tendinha junto à residência paroquial, onde aos domingos anteriores à festa se vendem bebidas e petiscos para angariarem mais fundos. Nos anos em que se lançam foguetes o pároco é o responsável por emitir as licenças.

Quando há festa civil há atuações da dos Mineiros do Pejão, que faz um preço mais acessível, ou então da fanfarra do Bombeiros de Castelo de Paiva quando esta não tem festividades para o mesmo dia.

A festa religiosa é da responsabilidade do pároco que celebra a Eucaristia e a Procissão. Na procissão são levados andores, estes andores são enfeitados pelas pessoas da terra que ou fizeram promessas ou se dedicam voluntariamente para o efeito.


Lugares onde se realiza esta festa:

Na Igreja de Pedorido realiza-se a celebração da festa religiosa e no exterior, na zona envolvente da igreja realiza-se as festividades de animação do arraial.

Atividades relacionadas com a festa:

A celebração da Eucaristia, a procissão, desfile da Banda dos Mineiros do Pejão ou da Fanfarra dos Bombeiros de Castelo de Paiva. Na festa civil fazem atuação de grupos de música em dois dias (sábado e domingo) e ranchos folclóricos quando os fundos permitem.

Ameaças à continuidade da festa:

A falta de meios e pessoas responsáveis pela organização da festa.

Outras informações:

Embora a festa realizada na região de Pedorido seja a festa do Santo António, este não é o padroeiro do lugar, a padroeira de Pedorido é a Santa Eulália. Na procissão a imagem de Santa Eulália também é levada em andor na procissão como homenagem da terra à sua padroeira.


Elaborado por:

Pessoas do local que conhecem com conhecimentos sobre a festa em questão.

Data: 28/05/2018

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados