Existem, no mercado, muitas ofertas de ecopontos de pequena dimensão apropriados para uso doméstico.
Contudo, não é necessário nenhum equipamento em especial. Pode "construir" o seu ecoponto e personalizá-lo, as crianças dão uma ótima ajuda nesta tarefa, ou simplesmente utilizar qualquer recipiente para a deposição dos resíduos. O importante é separar e depois colocar todos estes resíduos no ecoponto mais próximo.
Neste ecoponto podem ser colocados os resíduos de papel e cartão limpos de gorduras ou qualquer outro líquido, como por exemplo, papel, cartão, caixas, jornais e revistas.
Neste ecoponto devem ser colocados todos os resíduos plásticos e metais bem escorridos, como por exemplo, garrafas plásticas e de metal incluindo os sray's, latas, pacotes de bebidas (leite, sumo, vinho, etc.), esferovite, sacos plásticos e copos de iogurtes.
Neste local devem ser colocados todos os resíduos de embalagens de vidro, como por exemplo, garrafas, frascos e boiões.
- Lâmpadas florescentes: na compra de uma lâmpada nova deve entregar a antiga no estabelecimento onde vai efetuar a compra. No caso de ter lâmpadas antigas em casa, por favor entregue-as no ECOCENTRO
- Resíduos de pequenas obras domésticas: deve contactar a AMBISOUSA, empresa intermunicipal para se informar das condições de deposição.
- Pilhas: devem ser entregues no ECOCENTRO
Disponibiliza-se o cartaz emanado da Ambisousa alusivo à separação de resíduos.
Ecocentro