O Centro Sol Nascente, colectividade sedeada na Raiva, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e as Juntas de Freguesia do concelho, representadas nesta iniciativa, apresentou ontem no espaço do Auditório Municipal, os Percursos Pedestres contemplados no projecto “ PayváPé “, uma cerimónia que contou a participação da Academia de Dança de Castelo de Paiva, e com a presença do Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto, José Manuel Carvalho, e da Vereadora do Pelouro do Turismo, Paula Melo, que abordaram o interesse municipal e valorização do território através deste projecto turístico e cultural.
Segundo André Maria, da entidade promotora, a associação Centro Sol Nascente, esta visão resultou da percepção de que era possível fazer mais neste domínio, “ e estava ao nosso alcance criar a dinâmica certa que levasse os paivenses a conhecerem o seu próprio território, para tantos ainda desconhecido. Sentimos que podíamos desempenhar um papel importante na identificação dos locais de interesse e na criação das rotas que levassem as pessoas até às nossas maravilhas, e acreditamos que podíamos ser uma alavanca do turismo e uma grande ajuda a quem nos visita e acima de tudo sabíamos que a força de vontade supera qualquer desafio “.
Na apresentação, este responsável, recordou que, “ estávamos em Junho de 2020, quando demos o primeiro passo para abraçar este desafio e depressa percebemos que era fundamental trazermos para o nosso movimento associativo, Centro Sol Nascente, elementos de todo o Concelho, que dominassem o território e que com espírito de missão e voluntariado quisessem integrar este excelente projecto, e primeiro objectivo foi concluído com facilidade e conseguimos gerar um grupo coeso com visão e conhecimento técnico diversificado. Delineamos os locais que eram de maior interesse e construímos no papel a rede de percurso a que demos o nome de “PayváPé” “, que resulta da junção das palavras “Payva” e “a pé”, sendo que “Terras de Payva” foi o nome desta região e “andar a pé” é o método privilegiado para percorrer os percursos.
O conceito foi apresentado a todas as Juntas de Freguesia e ao Município de Castelo de Paiva, e recebemos o apoio unânime de todas estas entidades e um grande empenho destes na concretização do projecto, “ mas a nossa força está no voluntariado, reflectida numa vontade insana de lutar por esta terra com toda a nossa energia, empenhando todo o nosso esforço e tempo sem obter qualquer compensação financeira. Não efectuamos candidatura a nenhum fundo europeu e acreditamos que assim ainda está a fazer mais sentido. PayváPé não é um projecto profissional, cheio de “pompa e circunstância”, mas uma prova de amor à terra, à natureza e ao próximo “.
Para o Vereador do Desporto e Cultura, José Manuel Carvalho, “ este é um projecto de grande interesse municipal, que representa muito mais que um conjunto de percursos, antes simboliza a dinâmica de toda uma comunidade, sublinhando o empenhamento e a dedicação do Centro Sol Nascente, promotor do projecto, que soube reunir um grupo de voluntários incansáveis, e contar com a colaboração das Juntas de Freguesia que se aliaram e contribuíram no financiamento e nas limpezas dos caminhos utilizados nestes percursos por todo o território concelhio.
Este responsável deu os parabéns a todos por esta grande iniciativa e recordou que a Câmara Municipal desde a primeira hora apadrinhou este projecto e financiou parte significativa dos custos, até porque é um projecto que muito nos honra e abrange todo o território do concelho, com muitos paivenses envolvidos, sendo que, caminhamos no mesmo sentido: promover positivamente a nossa terra.
Na perspectiva de Paula Melo, vereadora do Pelouro do Turismo, é de aplaudir esta ideia do Centro Sol Nascente, gizada para um grande desafio de aventura e potencial turístico, que foi criar uma rede de percursos pedestres para dar a conhecer o vasto território de Castelo de Paiva, potenciando todas a sua beleza paisagística e cerca de 100 locais de interesse turístico e possibilidade de visitação, destacando todavia, que o projecto não valoriza apenas as caminhadas, mas o BTT e a vertente do cicloturismo, porque os utilizadores dos percursos podem também explorar a versão clicável, que podem enfrentar os pisos de terra batida, desafiar a estrada, abraçar o silencio dos montes, o cume das serras e o leito dos rios.
Em cada uma das antigas nove freguesias de Castelo de Paiva foi sinalizado um percurso circular, a iniciar e terminar na sua Igreja Matriz, com o objectivo de dar a conhecer o melhor de cada freguesia. A estes nove trajectos foi adicionado um percurso extra nas Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém, que inicia e termina na sede da associação, Centro Sol Nascente.