Na prensa os favos são introduzidos dentro de uma cuba de forma cilíndrica, outrora em madeira, como a da imagem, já centenária, mas atualmente, por questões sanitárias, em inox. Pelo sistema de prensagem o mel é separado e escorre por uma saída na parte de baixo da cuba, diretamente para um recipiente coberto por uma rede para retirar eventuais impurezas do mel, como a cera ou mesmo pedaços de abelhas.
Em Portugal, de acordo com as estatísticas do Programa Apícola Nacional, a atividade apícola é exercida por cerca de 15 mil apicultores registados, correspondendo a um total de 555 mil colmeias.
A produção de mel ocorre no nosso país maioritariamente nos meses de Primavera e Verão. Este processo é finalizado com a realização da cresta, que consiste na recolha das alças cheias de mel e pólen, que serão transportadas até ao local onde decorre o processo de extração do mel. Aí procede-se à retirada dos quadros que se encontram dentro das alças.
É então que a prensa manual se torna o equipamento ideal para apicultores com poucas caixas, pois evita o trabalho de espremer os favos de mel com as mãos, tornando o trabalho mais prático.
Os favos são introduzidos dentro de uma cuba de forma cilíndrica, outrora em madeira, como a da imagem, já centenária, mas atualmente, por questões sanitárias, em inox. Pelo sistema de prensagem o mel é separado e escorre por uma saída na parte de baixo da cuba, diretamente para um recipiente coberto por uma rede para retirar eventuais impurezas do mel, como a cera ou mesmo pedaços de abelhas.
Apenas como curiosidade, fica a informação de que as abelhas são descendentes das vespas que deixaram de se alimentar de pequenos insetos e aranhas para consumirem o pólen das flores quando essas surgiram, há cerca de 135 milhões de anos. Durante esse processo evolutivo, surgiram várias espécies de abelhas. Hoje são conhecidas mais de 20 mil espécies, mas acredita-se que existam cerca de 40 mil espécies ainda não descobertas. Apenas 2% das espécies de abelhas são sociais e produzem mel. Entre as espécies produtoras de mel, as do género Apis são as mais conhecidas e difundidas.
O fóssil mais antigo que se conhece é da espécie já extinta Apis Ambruster e data de há 12 milhões de anos.