Depois de já terem sido aprovados em reunião ordinária do Executivo Municipal, os documentos do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2015 do Municipio de Castelo de Paiva mereceram aprovação, por maioria, na ultima sessão da Assembleia Municipal, realizada no ultimo dia do mês de Abril, reflectindo com rigor, a actividade municipal desenvolvida, os recursos humanos e a situação económica e financeira da autarquia paivense, presidida por socialista Gonçalo Rocha.
Neste âmbito, o Relatório de Gestão completou o quadro de Prestações de Contas, ampliando e comentando informação contida no balanço, na demonstração de resultados e nos mapas de execução orçamental da despesa e da receita, traduzindo-se em importante instrumento de apoio à gestão municipal, potenciando que, de uma forma rápida e simples, possam traduzir e visualizar as informações, através de mapas e demais indicadores de análise apresentados, aquela que foi a actividade desenvolvida pelo Executivo, no quadro das suas atribuições e competências.
A gestão criteriosa dos recursos constituiu uma prioridade da acção do actual Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, com especial relevância para a consolidação orçamental e a diminuição da dívida dos empréstimos a médio e longo prazos que, em relação ao ano anterior, teve uma redução de 13,88% (1.535.642,00€), o que condicionou de sobremaneira a capacidade de investimento.
Na elaboração deste documento, dada a necessária e profícua sistematização dos diferentes dados referentes ao universo financeiro e contabilístico, ficamos a saber que a autarquia paivense conseguiu recuperar em 2015 a sua capacidade de endividamento, terminando com o excesso de endividamento que subsistia a mais de uma década dispondo uma margem utilizável no valor de cerca de 200.00,00€, ao mesmo tempo que se mantém uma especial atenção nas funções sociais que continuam a ser um importante foco na acção municipal, representando um esforço financeiro que ultrapassou um milhão de euros no ano 2015.
Segundo o presidente Gonçalo Rocha, no ano transacto, constituiu uma prioridade do actual Executivo, a resolução das situações que, no passado, mereceram reservas às contas do Município, com um firme propósito de melhoria contínua da qualidade dos documentos de prestação de contas, face ao princípio da transparência e das "Boas Contas", como expressão apropriada da realidade financeira do Município de Castelo de Paiva, assim como o processo de consolidação, traduzido no esforço desenvolvido pela autarquia para o pagamento de dívida e numa sistemática redução do prazo de pagamentos, conduziu a que em 31 de dezembro de 2015 se atingisse o valor histórico da dívida municipal de 9.527.087,23 milhões de euros e um prazo médio de pagamento, a 31/ dezembro, de 51 dias, traduzindo-se na vontade do Executivo de promover o bom funcionamento da economia.
O edil evidencia que a opção assumida em 2015 é para ter continuidade no corrente ano, e vai ao encontro das politicas de rigor e de transparência, sustentadas na afirmação do progresso e no reforço da competitividade, promovendo mais e melhores respostas às necessidades do Município e da população paivense, sendo que para o autarca, estes documentos "reflectem a continuidade da política de rigor, transparência e de boas contas municipais, do apoio social, da aposta na educação, da forte proximidade às Famílias e do investimento controlado, essencial e de qualidade".