Revivendo uma das mais bonitas tarefas da lavoura de outrora
Associação Social, Recreativa e Cultural de Nojões
promoveu desfolhada e baile à moda antiga
A ASRCN – Associação Social, Recreativa e Cultural de S. Gonçalo de Nojões, da freguesia de Real, promoveu recentemente, uma Desfolhada Tradicional e um Baile à Moda Antiga, uma iniciativa inserida no seu programa de actividades e que procurou realçar as tradições de outrora e preservar os usos e costumes da região paivense, numa jornada cultural que teve animação constante, contando com a presença do Grupo de Cavaquinhos de S. Félix da Marinha, do concelho de VN de Gaia, bem como o novo autarca de Real, Victor Quintas, entre outras personalidades.
Foram muitos que, numa noite agradável, se reuniram no Largo de Nojões, onde outrora se realizava uma feira de referencia na região, para participar numa típica desfolhada, procurando recordar, preservar e valorizar as tradições locais, nomeadamente muitas das actividades que, no âmbito agrícola, ainda se vão realizando, embora com menor dinamismo e frequência.
E entre uma mesa farta de bom presunto, broa caseira, azeitonas e doçaria tradicional, com o vinho verde a acompanhar, a festa prolongou-se noite dentro com bailarico e fogo de artificio, com os participantes satisfeitos por este momento de bonita confraternização, enaltecendo a possibilidade de se associar a uma das tarefas mais emblemáticas da lavoura de outrora.
Recorde-se que, ainda recentemente a ASRC de Nojões realizou o habitual convívio anual, no Largo da Feira em Nojões, tendo como objectivo promover uma salutar convivialidade entre amigos e associados, possibilitando o encontro de gerações, de amigos que já não se viam há bastante tempo, uma iniciativa que mereceu o aplauso de todos os participantes e do próprio presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, que marcou presença e se congratulou com o interesse da iniciativa e da oportunidade de confraternização que potencia, evidenciando o objectivo solidário que marca estas actividades.
Satisfeito com a dinâmica que a ASRC de Nojões têm tido nos últimos tempos, o dirigente António Pereira aproveitou o momento para realçar a importância destas actividades e o envolvimento de todos, recordando também o sucesso que foi o Passeio a Óbidos e a participação na Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real, bem como outras acções de cariz social, aproveitando para destacar o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Real, para além de outras colaborações e de toda a população que sempre disponibiliza a melhor ajuda para a realização destas iniciativas.
Fundada em 2009, a ASCR de S. Gonçalo de Nojões é uma IPSS já legalizada e, no seu horizonte, tem perspectivas de promover e dinamizar actividades e serviços de cariz social junto da população que serve, um objectivo que António Pereira que ver implantado no terreno o mais breve possível, justificando-se assim, o propósito principal que esteve na origem desta associação.