Apesar do tempo frio que se tem feito sentir, em época de folia e animação, o Carnaval voltou a sair à rua no concelho de Castelo de Paiva…ao todo foram mais de 1200 crianças que se manifestaram a sua alegria em iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que contaram com o apoio municipal. No município paivense, as iniciativas foram muitas, e em vários locais aconteceram festejos, com bailes, enterro do Entrudo, concursos de máscaras e vários desfiles…o povo viveu intensamente a folia carnavalesca !!!
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva promoveram na manhã da última sexta-feira, no espaço do Largo do Conde, o grande desfile de carnaval das escolas, um corso com mais de 600 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Muitas foram as testemunhas deste evento carnavalesco, com crianças /alunos / professores envolvidas numa grande manifestação de alegria e animação, todos a evidenciarem a máxima alegria nesta participação festiva, num ambiente de folguedo que a todos contagiou, com o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, a elogiar o esforço e o empenhamento de todos para que os dois desfiles escolares pudessem ser concretizados e sair à rua, para satisfação de todos, honrando uma tradição que em terras de Paiva ainda se vai cumprindo com entusiasmo.
Também na manha do mesmo dia, pelas ruas de Oliveira do Arda, na Vila da Raiva, foi realizado o grande desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, com a presença do Centro Social de Couto Mineiro do Pejão, totalizando uma apresentação de mais de 500 crianças.
Entretanto, uma vez mais, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva lançou mais um desafio a todas as turmas de Pré-Escolar e 1ºCiclo do Concelho, com a promoção do Concurso “Máscaras de Carnaval”, uma exposição que pode ainda ser apreciada no espaço do átrio da Câmara Municipal, pretendendo-se, com esta iniciativa, incentivar as turmas a decorar uma máscara, previamente distribuída e oferta do Município, promovendo a criatividade dos mais pequenos e a utilização de materiais recicláveis, como forma de se vivenciar a época carnavalesca.
Os Bailes de Carnaval proliferaram pelo concelho, onde decorreram várias iniciativas, sempre muito animadas e participadas, destacando-se iniciativas em Pedorido, Bairros, S. Martinho e Sabariz.
Na tarde de segunda-feira, no espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos, o gabinete local da Rede Social dinamizou um desfile de carnaval com os utentes das várias IPSS do Concelho, sendo que este ano, promoveu um convívio inter – institucional, com a participação de adultos e crianças das várias respostas sociais das instituições, sendo convidado a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, do vizinho concelho de Cinfães, uma iniciativa acompanhada pelo edil paivense Gonçalo Rocha e pelo Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho.
Entretanto, e apesar do tempo algo frio, no espaço do Largo do Conde, a CM de Castelo de Paiva, em parceira com a Associação Comercial e Industrial promoveu na tarde de ontem, Terça Feira de Carnaval, algumas iniciativas para assinalar o Entrudo, nomeadamente um Concurso de Mascarados, Pinturas Faciais, distribuição de brindes, surpresas e animação musical com baile, animado por Ricardo Ramalho que teve grande adesão popular, para além de um desfile com alguns carros alegóricos.
Mesmo em tempo frio, foi uma boa oportunidade para sair à rua e participar na folia, entrar no espírito festivo, colocar as máscaras e divertir se na companhia de muitos foliões mascarados a preceito que contribuíram para uma festa bem animadas, com samba, baile e uma Prova de Sopa Seca, promovida pelo CENTRUN F.
ENTERRO DO ENTRUDO EM PEDORIDO
Entretanto, como é habitual, a freguesia de Pedorido viveu com grande intensidade e entusiasmo o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, merecendo destaque o desfile infantil na tarde de Domingo Gordo, que culminou com a actuação da Escola de Musica da APA / AEC Mineiros do Pejão, para além de Baile com Ricardo Ramalho e um Concurso de Máscaras, enquanto que, no dia de ontem, o emblemático e tradicional Enterro do Entrudo, percorreu o trajecto desde a Póvoa ate á zona das Concas, onde voltou a haver a Leitura do Responso e a típica Queima do Entrudo na ponte velha, para além de fogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular com a presença do grupo “Postas de Bacalhau”, seguindo pela noite dentro, actuação do Grupo Musical “Vale do Arda”.
A iniciativa foi da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e, como sempre, contou com o apoio da CM de Castelo de Paiva, autarquia e população local.