Traduziu-se num rotundo sucesso a VIII Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.
A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, com a entrada do Grupo de Bombos e Concertinas, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se depois a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do reverendo Padre Fernando Sérgio, e do Vereador do Pelouro das Feiras e Certames, José Manuel Carvalho, em representação da Câmara Municipal, que voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio, o autarca paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, José Manuel Carvalho referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, o responsável municipal referiu-se depois a alguns projectos que estão previstos para a freguesia, enquadrados na próxima revisão do PDM, nomeadamente a criação de um espaço industrial que possa juntar e criar melhores condições para as várias empresas ligadas ao sector dos “ cobres artísticos “ e que absorvem dezenas de trabalhadores, deixando também uma palavra de relevo para o Rancho Folclórico de S. Martinho que continua a apresentar uma dinâmica notável, assumimdo-se como uma referência bastante positiva na cultura paivense.