O Centro de Interpretação da Cultura Local, na vila de Castelo de Paiva, vai acolher a exposição fotográfica “Cuidadores do Património da Rota do Românico “, que estará patente naquele espaço, entre 5 de Fevereiro e 5 de Março.
As fotos, da autoria de Luís Barbosa, destacam, num registo intimista, as relações de afecto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico.
Recorde-se que, Luís Barbosa nasceu no Porto, em 1975, tendo, desde 2001 e de uma forma mais intensa, enquadrado o quotidiano na imagem fotográfica. Após o curso no Instituto Português de Fotografia (Porto), em 2003, tem trabalhado como freelancer e, desde 2007, que é formador naquela instituição.
A Rota do Românico instituiu o dia 18 de Outubro como o dia do Cuidador do Património. Celebrada em 2020 pela primeira vez, esta iniciativa, inédita em Portugal, pretende homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local.
A primeira apresentação pública da exposição Cuidadores do Património ocorreu no dia 24 de Outubro de 2021, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, sendo que, o projecto Cuidadores do Património foi um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.
A exposição poderá ser visitada de Segunda-Feira a Sábado entre as 10h-12h30 e 14h-17horas, com entrada livre.