ACTIVIDADE DESENVOLVIDA NA EB 2.3 DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO PERMITIU DESPERTAR INTERESSE PELA PALENTEOLOGIA
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através da técnica de geologia Liliana Ferreira, esteve recentemente na E.B. 2,3 do Couto Mineiro do Pejão, em Oliveira do Arda, a realizar uma actividade com os alunos do 7º ano, que consistiu na apresentação da nossa exposição patente no CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local e, posteriormente, na elaboração de moldes de fósseis vegetais em látex.
Esta actividade, levada a cabo naquele estabelecimento de ensino do Couto Mineiro do Pejão, permitiu estimular a curiosidade dos alunos para a geologia, em particular para a paleontologia, permitindo ao mesmo tempo, uma aprendizagem sobre a história da vida na Terra, bem como vários conceitos ligados ao estudo da geologia.
Os alunos que participaram nesta actividade evidenciaram bastante interesse no trabalho desenvolvido e os próprios professores consideraram esta acção uma importante ferramenta de aprendizagem e de sensibilização, tendo em conta que o objectivo foi cumprido e os alunos perceberam que o concelho de Castelo de Paiva possui um riquíssimo património natural que deve ser preservado.