Apesar de se estrear este ano na categoria rainha, Bruno Oliveira foi o piloto sensação na primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha de Karting, disputada desde quinta-feira até ontem, no circuito de Campillos, em Málaga. O piloto de Leiria regressou a Portugal na vice-liderança da competição, ao conquistar um terceiro e um segundo lugares, mas em ambas as corridas esteve no comando ombreando com um concorrência mais experiente na classe, fator que poderá ter ‘impedido’ Bruno Oliveira de subir ao lugar mais alto do pódio.
Bruno Oliveira assume-se cada vez mais como uma das grandes promessas do karting português e começa a acumular resultados de relevo nos dois lados da fronteira. Desta vez, o jovem piloto de Leiria disputou a primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha e esteve em excelente plano, garantindo a pole-position, para depois terminar as duas corridas no pódio da categoria X30, a classe rainha onde compete pela primeira vez este ano.
Entre 20 pilotos, naturalmente mais experientes na categoria, Bruno Oliveira começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, com o registo de 1m04,943s (foi o único a rodar abaixo do 1m05s), dando depois sequência a essa performance ao ser segundo classificado nas duas mangas de qualificação, onde ainda rubricou a volta mais rápida na primeira.
A rapidez e consistência nas mangas valeu ao leiriense a pole-position para a primeira corrida, que viria a ser ganha pelo seu experiente companheiro de equipa no Team FCK Motorsport, Henrique Chaves (campeão em título). Bruno Oliveira terminou a contenda ‘colado’ ao segundo classificado, o espanhol Alexis Ringesten, perdendo o segundo lugar por 0,077s (!), sendo que ‘mais meia dúzia de metros’ teria garantido o claramente o lugar intermédio pódio.
Na segunda corrida, Bruno Oliveira esteve ainda mais performante – pois trocou várias vezes de posição na discussão pela liderança –, mas acabou por assumir em definitivo o segundo lugar a três voltas do final, defendendo-se depois das fortes investidas dos espanhóis Antonio Ortega (ART GP) e Raúl Lavín (FA).
O jovem piloto leiriense de 15 anos de idade, está assim posicionado no segundo lugar do competitivo Campeonato de Espanha, considerado como um dos mais disputados da Europa. “Regresso a Portugal no segundo lugar do campeonato e isso está perfeitamente de acordo com as minhas expetativas”, referiu Bruno Oliveira, que corre com um kart equipado com chassis Zanardi e motor Parilla. “Para a edição deste ano, e como é a minha estreia na classe rainha, delineei como objetivo terminar no top-5. Contudo, esta jornada dupla foi muito positiva e com o decorrer da época talvez possa vir a ter outras ambições. Para já estou muito contente com a minha prestação em Campillos e com a minha equipa, o Team FCK Motorsport, que fez um trabalho excelente na afinação do kart e permitiu-me obter estes resultados face a tantos pilotos bem mais experientes e que têm naturalmente um andamento fortíssimo. Foi muito bom ombrear com eles”, concluiu Bruno Oliveira, que ocupa a quinta posição no também competitivo Campeonato de Portugal, cuja terceira prova está agendada para 6 e 7 de julho para o Kartódromo de Viana do Castelo, pista em que vai lutar para subir na tabela classificativa, por forma a recuperar o ‘prejuízo’, sobretudo da primeira jornada, na qual um toque de um adversário acabou por lhe ‘estragar’ a prova.