A exemplo de anos anteriores, o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, promoveu na noite do passado Sábado, no espaço do Largo do Conde, o seu 58.º Festival Nacional de Folclore, um evento cultural que continua a evidenciar a etnografia local ao seu mais alto nível e desperta sempre grande adesão popular.
Para além do desfile, pelas ruas da urbe paivense, esta edição do Festival de Folclore contou com a actuação do grupo anfitrião, e as presenças do Rancho Folclórico “ Os Camponeses de S. Vicente de Paúl ( Santarém ), Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima ( Viana do Castelo ), Rancho Folclórico da Tileira – S. Cruz da Trapa ( S. Pedro do Sul ) e do Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos ( Matosinhos ) .
A par do representante da União de Freguesia de Sobrado e Bairros, o Vereador da Cultura da edilidade paivense esteve presente na iniciativa e deixou uma saudação especial a todos os grupos participantes, assim como enalteceu mas esta jornada cultural e etnográfica que o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva continua anualmente a promover sempre com grande entusiasmo e brilhantismo.
Além de divulgar danças e cantares desta região de Castelo de Paiva, este conceituado Grupo Folclórico organiza ainda Cantares das Janeiras, participa em feiras á moda antiga e várias actividades agrícolas. Os trajes que representam são, lavradeira rica, trajes de trabalho; fiadeira, carniceira, moleira, barqueiro, pescador e outros e em Julho de 2007 foi galardoado com a Medalha de Ouro de Mérito pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Para além do apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esta iniciativa cultural teve a colaboração da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, da Paivense FM, Casa de Algar e do Comércio Local.