A Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão vai promover na tarde do próximo Domingo, dia 25, na Igreja Paroquial de Pedorido, em Castelo de Paiva, o tradicional Concerto de Encerramento da Banda dos Mineiros do Pejão, alusivo à temporada agora finda de 2015, homenageando no mesmo dia, e por ocasião dos 50 anos da sua morte, o seu “ fundador “ Jean Tyssen.
Este será um evento cultural de grande importância, uma vez que, a ocasião será aproveitada por esta associação para prestar uma homenagear a uma das figuras mais emblemáticas do tempo da explortação carbonífera e pessoa muito dedicada à Banda de Música dos Mineiros do Pejão, a par do saudoso Padre Francisco Nicolau Moreira a quem se deve, em Pedorido, o gosto pela música e a fundação da Tuna de Pedorido.
Trata-se do belga Jean Tyssen que, em 1933, após um período menos bom da Empresa Carbonífera do Douro, adquiriu e tomou conta dos destinos da empresa e restitui-lhe prestigio e grandiosidade em todos os aspectos. No período respeitante à sua administração, esta empresa que foi o maior empregador do concelho, sofreu uma enorme evolução ao nível da produção, do desenvolvimento de infra-estruturas, ao nível social e cultural, realçando-se diversas valências que foram fundadas, merecendo natural destaque, a criação em 1947 do CAP - Centro Artístico do Pejão, a quem ofereceu um instrumental completo à então Tuna de Pedorido, mais tarde transformada na futura Banda do Pejão.
Sob orientação do CAP encontrava-se a Escola Musical da Carbonífera que teve como professores Alberto da Costa Santos, Alberto Ribeiro Gomes e Tertualiano Monteiro (1.º Regente da Banda do Pejão), orientadores dos primeiros músicos da Banda.
Recorda-se que em 1952, por ocasião da inauguração do Centro de Acção Social (Hospital de Oliveira do Arda), Jean Tyssen usou da palavra fazendo a seguinte afirmação: "Quando morrer quero vir para junto dos meus mineiros “, sendo esse desejo cumprido, estando sepultado no Cemitério de Oliveira do Arda, onde estão também muitos dos mineiros que outrora laboraram nas Minas do Pejão.
Para além de uma celebração eucarística na Capela da Senhora das Amoras, acompanhada pelo Coro da respectiva filarmónica, o programa contempla uma Romagem ao Cemitério de Oliveira do Arda, e às 11h30, uma Sessão Solene na sede da Junta de Freguesia de Pedorido, com uma dissertação sobre o tema “ O Contributo de Jean Tyssen para o Couto Mineiro “, seguindo –se a inauguração da Sala Jean Tyssen na sede da AC do Couto Mineiro do Pejão.
Pelas 15h30, na Igreja Paroquial de Pedorido, terá ligar o habitual Concerto de Encerramento da presente temporada da Banda dos Mineiro do Pejão, sob a direcção artística do Maestro Francisco Moreira.