A autarquia de S. Martinho, em Castelo de Paiva, promoveu no dia de ontem a terceira edição da Festa da Freguesia, uma iniciativa cultural e festiva que juntou todas as colectividades e entidades locais, sendo que a iniciativa deste ano foi aproveitada para a realização da cerimónia de inauguração do Parque Fitness, um local de lazer orientado para a prática do exercício físico, agora concretizado pela Junta de Freguesia, liderada por Agostinho Monteiro.
O programa desta 3ª edição da Festa da Freguesia começou cedo, com uma caminhada pelos Trilhos da Freguesia, seguindo-se depois um Almoço de Confraternização partilhado, que teve lugar na Zona de Lazer junto ao Rio Sardoura, enquanto que, da parte da tarde, realizou-se um desfile desde a sede da autarquia com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e das Associações da Freguesia, até ao novo Parque Fitness, uma obra da Junta de Freguesia, localizada na zona central da freguesia, junto à Igreja Matriz.
Durante a tarde, na Zona de Lazer, houve animação musical com o Agrupamento Sound+ Show e um lanche para a toda a população presente, oferecido pela Junta de Freguesia de S. Martinho, realçando-se ainda, a realização de diversos rastreios de Tensão Arterial, Glicemia, Colesterol e Diabetes, bem como outras actividades lúdicas potenciando uma grande jornada de convívio e confraternização entre a população da freguesia e as entidades convidadas.
Na cerimónia inaugurativa marcou presença o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, assim como o reverendo Sérgio Fernando, autarcas da freguesia, dirigentes desportivos, representantes dos Bombeiros e da GNR, bem como a população que, apesar do forte calor que se fez sentir, aderiu e participou com grande entusiasmo nesta iniciativa.
Referindo-se com satisfação a este novo equipamento agora construído, o presidente da Junta de Freguesia, Agostinho Monteiro, realçou o investimento realizado, agradecendo todos os apoios que foram recebidos, e fez questão de evidenciar o interesse e a importância da obra para a população, porque vai potenciar a convivialidade e a prática do exercício físico, ao mesmo tempo que elogiou o empenhamento e o trabalho desenvolvido por todas as associações e colectividades que, na freguesia, desenvolvem actividade desportiva, cultural, recreativa e social, congratulando-se pelo envolvimento de todos nesta festa que serve para evidenciar a pujança da freguesia de S. Martinho aos mais diversos níveis.
Para o edil paivense esta é mais uma demonstração do trabalho notável que a Junta de Freguesia de S. Martinho está a protagonizar, conseguindo promover uma excelente obra que vai estar ao dispor de todos, mais jovens e mais velhos, sendo por isso, mais um motivo de engrandecimento para a freguesia e um atractivo de progresso e de bem estar, que vai cativar quem visita este recanto do território municipal.
O presidente Gonçalo Rocha deixou depois uma saudação a todas as forças vivas da freguesia, evidenciando a força do associativismo local e o sinal de coesão que transmitem com a participação constante em diversas iniciativas que prestigiam a freguesia, dando um forte contributo para uma vivência mais saudável da população local.
Nesta jornada festiva, e por iniciativa da Assembleia de Freguesia de S. Martinho, em jeito de homenagem, foi entregue uma lembrança a antigos autarcas que estiveram ao serviço da freguesia e que, de certo modo, também deram o seu contributo para o engrandecimento desta freguesia paivense.