Com o “ dossier “ da Variante à EN 222 em cima da mesa, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva reuniu ontem em Lisboa, com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme de Oliveira Martins, num encontro que serviu para recolher informação sobre o andamento do processo, abordar a execução do projecto e desencadear procedimentos de forma a que se possa agilizar este investimento rodoviário e lançar a obra a concurso com a maior brevidade possível.
Numa reunião em que se fez acompanhar pelo vice-presidente da autarquia, António Rodrigues, o presidente da edilidade paivense Gonçalo Rocha congratulou-se com a vontade do Governo estar a cumprir a promessa assumida e estar a mostrar vontade e interesse em concluir esta acessibilidade, considerada fundamental para o desenvolvimento do concelho, referindo a propósito, que tem valido a pena a luta que tem sido travada, para se conseguir que esta acessibilidade venha em breve a ser uma realidade, aproximando o concelho dos principais eixos rodoviários do litoral.
Gonçalo Rocha, neste seu encontro com o Secretário de Estado das Infraestruturas, abordou ainda outros investimentos considerados fundamentais para o concelho e insistiu na construção do IC 35, outra acessibilidade considerada fundamental para o concelho e para a região, e que apenas fará sentido quando estiver concretizado na sua totalidade até ao troço de Entre os Rios, potenciando assim, que Castelo de Paiva possa sair de um estrangulamento evidente, que muito tem prejudicado a dinâmica económica e o tecido empresarial do território.
Recorde-se que as Infraestruturas de Portugal lançou recentemente o Concurso Público para a elaboração de Estudo Prévio e Projecto de Execução EN 222 - A32/IC2 (Nó de Canedo) / Serrinha”, uma intervenção cujo preço base é de 1,8 milhões de euros, e que apresenta um prazo de execução máximo previsto para 510 dias.
Com a decisão governativa, avançou-se para a elaboração de estudos rodoviários visando o desenvolvimento de uma Variante à actual EN 222, numa extensão aproximada de 10 quilómetros, reduzindo o tempo de percurso entre o Nó de Canedo da A32/IC2 e a Área de Localização Empresarial de Lavagueiras (Castelo de Paiva), permitindo aproximar o Parque Empresarial dos principais eixos rodoviários, beneficiando fortemente o transporte de pessoas e mercadorias através uma ligação de elevada qualidade, mais eficiente e segura, sendo que, o traçado a estudar atravessa os concelhos de Santa Maria da Feira, Gondomar e Castelo de Paiva, visando promover a redução de tempos de percurso, desenvolver a conectividade e a intermodalidade, fomentar o crescimento económico e potenciar o emprego.