Centro Social do Couto Mineiro e Centro Social de Sardoura receberam o dirigente
NOVO DIRECTOR DA SEGURANÇA SOCIAL DE AVEIRO
ESTEVE DE VISITA AO CONCELHO DE CASTELO DE PAIVA
O novo Director Regional da Segurança Social de Aveiro, Rui Cruz, esteve ontem no concelho de Castelo de Paiva, concretizando visitas ao Centro Social de Couto Mineiro do Pejão ( obras de ampliação do Lar de Idosos ), na vila da Raiva, ao Centro Social de Sardoura e às instalações da Quinta de S. Pedro, onde funciona um Centro de Formação, e do Hotel S. Pedro, estruturas agora dirigidas pela Cooperatipaiva, sustentada pela participação, parceria e envolvência destas duas IPSS paivenses.
O novo Director Regional da Segurança Social de Aveiro, Rui Cruz, esteve ontem no concelho de Castelo de Paiva, concretizando visitas ao Centro Social de Couto Mineiro do Pejão ( obras de ampliação do Lar de Idosos ), na vila da Raiva, ao Centro Social de Sardoura e às instalações da Quinta de S. Pedro, onde funciona um Centro de Formação, e do Hotel S. Pedro, estruturas agora dirigidas pela Cooperatipaiva, sustentada pela participação, parceria e envolvência destas duas IPSS paivenses.
Acompanhado neste périplo, pelo presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e por dirigentes das IPSS, o Director Regional da SS de Aveiro esteve no território paivense, numa abordagem que, ainda que curta, deu para perceber a dinâmica local das instituições em referência e o excelente trabalho que está sendo realizado em prol da população local, fundamentalmente, junto dos mais necessitados e desfavorecidos.
Depois de conhecer outras valências da instituição, prisidida por Lino Pereira há mais de três décadas, o representante distrital da Segurança Social esteve na obra de ampliação do Lar de Idosos do Centro Social do Couto Mineiro, uma empreitada que está na fase de acabamentos, constatando depois, o notável trabalho desta instituição de solidariedade social do baixo concelho, sendo esta considerada uma estrutura prioritária para a instituição, possibilitando acolher neste moderno lar residencial, mais 22 idosos, a juntar aos 16 utentes que já ocupam as instalações antigas, onde outrora funcionou a sede do Sindicato dos Mineiros do Pejão.
Trata-se de investimento significativo, a rondar 1 milhão e 500 mil euros, um valor que já incluí o necessário mobiliário e equipamento, e que conta com um financiamento público de 75%, cerca de 800 mil euros, no âmbito do POPH- Programa Operacional de Potencial Humano.
Mostrando-se orgulhoso pelo trabalho realizado, Lino Pereira espera agora que esta empreitada possa estar concluída, ainda no decorrer do primeiro semestre do corrente ano, de forma a poder dar uma resposta eficaz às solicitações apresentadas, num tempo em que o dirigente reconhece que, há cada vez mais famílias necessitadas de apoio social e que recorrem à instituição, pedido ajuda aos mais diversos níveis.
Recorde-se que, em termos de apoio social, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão é uma referência nesta zona do concelho, potenciando 60 empregos directos e promovendo valências diversas como Serviço de Apoio Domiciliário a 40 idosos, Creche para 40 crianças, Pré-escola para 66 crianças, ATL para 60 crianças, para além do ATL localizado na freguesia do Paraíso com 22 alunos e um acompanhamento social permanente a dezenas de famílias, numa região que também sente, de forma acentuada, a amargura do desemprego.
Depois da passagem pelo Centro Social de Sardoura, onde também tomou contacto com a grandeza e dinâmica desta IPSS, nomeadamente as valências orientadas para a infância e terceira idade, bem como as Oficinas Inclusivas que potenciam ocupação e emprego para muitas familias paivenses, Rui Cruz esteve nas instalações da Quinta de S. Pedro, que acolhe um Centro de Formação, com ampla oferta na Formação Inicial e Contínua, bem como áreas de ensino / aprendizagem e qualificação de pessoas com deficiência.
Em jeito de balanço, o Diretor Regional da Segurança Social mostrou-se agradado com o empenhamento destas IPSS, realçando no entanto, a obra social de Oliveira do Arda que vai reforçar a oferta na valência orientada para a pessoa idosa e, mesmo numa conjetura económica desfavorável, não deixou de prometer a melhor colaboração, deixando uma palavra de esperança, na perspectiva também de que é importante continuar apostar na requalificação como forma de valorização profissional, possibilitando aproveitar todas as oportunidades que possam surgir, procurando que todos possam ser ser felizes e ter uma vida mais digna.
O presidente da CM, Gonçalo Rocha agradeceu a visita de Rui Cruz ao concelho, evidenciando por outro lado, o excelente trabalho de apoio social que todas as instituições continuam a prestar à comunidade paivense, ao nível do apoio ao idoso, à criança e ao cidadão portador de deficiência, manifestando ao mesmo tempo, a sua natural preocupação, pelo aumento do desemprego na região, a falta de investimento que possa potenciar mais trabalho e oportunidades, alertando ainda, para situações complicadas de famílias que passam por necessidades, daí relevar o papel fundamental que as IPSS existentes em Castelo de Paiva, assumem no domínio da Acção Social.