No âmbito do projecto “MICAS”, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão promoveu, na passada segunda feira, nas instalações do Hotel Rural S. Pedro, uma actividade para assinalar o Dia do Pai, onde marcaram presença todas as IPSS que, no concelho, têm respostas sociais orientado para os utentes seniores.
O programa contemplou uma Eucaristia na Igreja Matriz de Sobrado, celebrada pelo reverendo Sérgio Fernando, seguindo – se um almoço de confraternização e uma actividade com todos os utentes participantes, intitulada “ gravatas animadas “, ficando o resto da tarde preenchida com animação musical a cargo de Ricardo Ramalho.
Presentes, para além da instituição promotora, estiveram a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, o Centrum F de Fornos, o Centro Social de Real, o Centro Social de S. Maria de Sardoura e a ARPIP – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pedorido, participando com entusiasmo e grande alegria nesta jornada de convivialidade.
A cerimónia da entrega de certificados de participação e lembranças contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e de Lino Pereira, presidente do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, para além da técnica do gabinete local da Rede Social e responsáveis de outras instituições locais.
Deixando uma saudação fraterna a todos, o edil paivense louvou a iniciativa, e destacou a importância da família na sociedade, referindo que, é a partir de casa, do conceito de família, que se aprende como administrar os sentimentos e tudo isso contribui para o comportamento futuro da sociedade, evidenciando depois, o papel desempenhado pelo pai na criação e educação dos filhos e na sustentabilidade familiar.
Destacando sempre os valores da família, Gonçalo Rocha referiu que ser pai é algo único, é ser amigo e assumir se como mestre, compreender e ajudar, cuidar e orientar e, como vínculo afectivo, ser participativo e carinhoso, sendo que um bom relacionamento familiar e com os filhos em particular, influenciará sempre, inclusive, em seu desempenho escolar e vida social, espalhando a imagem que o pai projectou.
A jornada de convívio terminou com o lanche e a partilha de bolo entre todos os participantes, que se mostraram felizes por mais este encontro das IPSS do concelho .