Depois da cerimónia de recepção, ontem realizada na Câmara Municipal e na Igreja Paroquial de Sobrado, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no próximo ano na cidade de Lisboa, estão a percorrer o concelho de Castelo de Paiva, parando em vários pontos do território municipal, num périplo hoje realizado, visitando todas as freguesias do concelho.
Recorde-se que, o itinerário da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, símbolos que marcam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) atravessam as 22 Vigararias da Diocese do Porto até ao final de Outubro, numa corrente de oração, partilha e convívio, conforme referiu o Padre Jorge Nunes, na sua intervenção no Salão Nobre dos Paços do concelho, onde falou nos objectivos e alcance deste acontecimento religioso.
Ontem, ao final da tarde, aconteceu a cerimónia da recepção dos símbolos em frente ao Anjo de Portugal, na Ponte Hintze Ribeiro, seguindo até ao Largo do Conde, transportados também pelos Bombeiros Voluntários locais, cumprindo o Percurso 1, passado por S. Martinho e Fornos, sempre na companhia de uma “ escolta “ do Moto Clube Paivense.
Na cerimónia realizada na Câmara Municipal, ao lado do Padre Jorge Nunes, do Comité Organizador da Diocese do Porto, e dos padres locais Fernando Sérgio, Tiago Santos, Hugo Cunha, o presidente José Rocha falou na grande festa da juventude, numa peregrinação de grandeza mundial, uma expressão da igreja universal num momento forte da evangelização pelo Mundo, com o Papa Francisco, com milhares de jovens a celebrar a sua fé e pertença à sua igreja.
O edil paivense reforçou que, a juventude é um elo fundamental para a subsistência da igreja, e recordou a citação bíblica escolhida pelo Papa como lema destas Jornadas Mundiais, frisando que, os jovens não se devem acomodar, mas procurar ser protagonistas de um Mundo mais justo e fraterno, evidenciando orgulho por receber estes símbolos nos Paços do Concelho e no território municipal, realçando ser gratificante enquanto autarca poder participar nestes actos, num misto de alegria e emoção, partilhado por tantos paivenses, que mostram com orgulho que esta terra sabe receber.
Ainda na noite de ontem, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorreram os percursos 2 e 3, entre Sobrado e S. Martinho, com paragem no Campo de Futebol Manuel Emílio dos Santos, passando por vários lugares da freguesia de Sardoura, antes de regressar ao Auditório Municipal, em Sobrado, e à Igreja Matriz.
Hoje de manhã, a comitiva seguiu para a freguesia de Real, passando também pelo território de Bairros, rumando depois Escola Secundária onde realizou uma paragem, fazendo de seguida o trajecto pelas terras do Paraíso e Raiva, chegando a Oliveira do Arda às 11 horas, com passagem pela EB 2.3 do Couto Mineiro do Pejão.
Na sexta parte do percurso, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude partem junto da Capela da Senhora das Amoras, subindo pela estrada das cruzes, e por Serradelo até ao Santuário de S. Domingos da Serra, onde se realizou um momento de reflexão, um convívio e o almoço partilhado, seguindo depois por Pedorido, para Labercos, onde os símbolos são recolhidos para seguirem viagem até outro município do Vale do Sousa.
Com passagens por mais de noventa países, a presença dos Símbolos da JMJ em Castelo de Paiva foi uma oportunidade única para os jovens paivenses sentirem, tão perto, esta presença religiosa, agradecendo, em primeiro lugar, a João Paulo II, o Papa que foi o principal responsável pela criação da Jornada Mundial da Juventude, em 1986.