O concelho de Castelo de Paiva vai contar, no inicio da próxima semana ( dia 19 ) com o primeiro Espaço do Cidadão na União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, com a abertura do balcão de atendimento público que ficará instalado na Extensão de Saúde de Oliveira do Arda e sob a responsabilidade da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, onde será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.
Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que o Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.
Na opinião do edil paivense Gonçalo Rocha, e seguindo uma política local de descentralização que tem vindo a ser implementada, o objectivo destes espaços e, mais tarde a Loja do Cidadão, que deverá ficar localizada nas instalações do Palácio da Justiça, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade, uma opinião também partilhada pelo presidente da União de Freguesias da Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins, que realça este serviço como uma mais valia para esta região do Couto Mineiro.
O autarca de Castelo de Paiva e actual presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sublinhou as vantagens que os cidadãos da região poderão ter, sobretudo a “facilidade e simplicidade” de acesso a serviços importantes da administração pública e na sua perspectiva, a futura Loja do Cidadão com o atendimento digital personalizado que proporciona, promove também a literacia digital da população, sendo que também Castelo de Paiva vai ser contemplado com este novo serviço que, segundo o governante, a breve prazo, será disponibilizado à população local.
Para Gonçalo Rocha é fundamental ter uma administração publica mais ágil e mais próxima, facilitar a vida às pessoas, procurar corresponder às suas necessidades e reforçar os serviços públicos já existentes, proporcionando uma oferta de serviços públicos com atendimento personalizado, que complemente aqueles que já são disponibilizados, sem no entanto os substituir, ao mesmo tempo que realça que este projecto é marcado pela inovação e proximidade, estando assegurado um passo importante para ser garantido um atendimento de qualidade à população, mostrando se satisfeito com a concretização do primeiro Espaço do Cidadão em Castelo de Paiva, que potenciará mais serviços e mais qualidade no atendimento, bem como destacando também a colaboração e o envolvimento neste processo, das juntas de freguesia onde ficarão sediados estes serviços.
O Espaço do Cidadão, localizado em Oliveira do Arda, na vila da Raiva, vai procurar aproximar, melhorar e valorizar os serviços prestados aos cidadãos e estará aberto ao público de 2ª a 6ª feira das 9.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30.