CASTELO DE PAIVA PROMOMOVEU HOMENAGEM A PAIVENSES ILUSTRES
NA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DO Dr. JOÃO PINTO RIBEIRO
No âmbito da comemoração do centenário do nascimento do Dr. João Pinto Ribeiro, através de uma comissão organizadora constituída pelos drs. Manuel Falcao, Paulo Teixeira, Pedro Fernandes, Carlos Rodrigues e os srs. Manuel Azevedo e Manuel Andrade, sendo promotores da iniciativa a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Rotary Clube de Castelo de Paiva e o Grémio Lusitano, realizou-se na manhã do passado Sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia de homenagem aos Ilustres Paivenses Prof. Abel Moreira da Fonseca, Dr. João Salema, Manuel Caetano de Oliveira, Dr. João Pinto Ribeiro e Prof. Arqt. Lixa Felgueiras.
No âmbito da comemoração do centenário do nascimento do Dr. João Pinto Ribeiro, através de uma comissão organizadora constituída pelos drs. Manuel Falcao, Paulo Teixeira, Pedro Fernandes, Carlos Rodrigues e os srs. Manuel Azevedo e Manuel Andrade, sendo promotores da iniciativa a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Rotary Clube de Castelo de Paiva e o Grémio Lusitano, realizou-se na manhã do passado Sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia de homenagem aos Ilustres Paivenses Prof. Abel Moreira da Fonseca, Dr. João Salema, Manuel Caetano de Oliveira, Dr. João Pinto Ribeiro e Prof. Arqt. Lixa Felgueiras.
A Comissão de Honra e Mesa foi presidida pelo edil de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, da qual também fizeram parte, Gouveia Coelho, presidente da Assembleia Municipal, Fernando Lima, presidente do Grémio Lusitano, Dr. Fernando Laranjeira, Governador do Distrito Rotário 1970, Dr. Joaquim Sá Pereira Fernandes, presidente do Rotary Clube de Matosinhos e presidente do Rotary Clube de Castelo de Paiva, Henrique Damas.
O programa de homenagem a estes ilustres paivenses começou com uma recepção e um momento musical com a prestação da Academia de Musica de Castelo de Paiva ( Ensemble de Clarinetes ), realizando-se a abertura solene com intervenção do presidente da AM, Gouveia Coelho, seguindo-se as intervenções do Dr. Manuel Falcão, Dr. Fernando Lima e do Dr. Rui Sequeira e a habitual saudação rotária às bandeiras.
Na perspectiva de um futuro mais enriquecedor, o presidente da Assembleia Municipal realçou a importância desta homenagem e, através dos familiares presentes, deixou uma saudação aos homenageados, justificando o interesse de se recordar estas figuras ilustres pelas realizações que tiveram durante a vida e pelos ideais e causas que abraçaram com forte empenhamento, evidenciando a valorização que Castelo de Paiva ganhou com esta homenagem prestada, referindo que, depois de saudar o Movimento Rotário, a Assembleia Municipal estará sempre disponível para, neste âmbito, homenagear outras personalidades e entidades que mereçam ser distinguidas.
Manuel Falcão lembrou os homens bons, de coragem, lutadores e sábios que Castelo de Paiva tem dado à Nação, enaltecendo o interesse e a disponibilidade da Câmara Municipal para colaborar e promover esta iniciativa, referindo que, “ o Povo que esquece os seus heróis não tem futuro e ninguém é grande sozinho “, ao mesmo tempo enaltecendo a causa rotária e deixando o desafio de que , “ a toponímia local ficará enriquecida com o nome destes homenageados “, enquanto Fernando Lima recordou João Pinto Ribeiro e os outros homenageados como homens ilustres que dignificaram Castelo de Paiva, gente de valores e de consciência livre, que sempre defenderam a solidariedade, a igualdade e a fraternidade, ao mesmo tempo que Rui Sequeira traçou o enquadramento rotário desta homenagem e das personalidades que a justificaram, destacando que todos, nos diversos ramos do saber, estiveram com honra e dignidade, ao serviço da cidadania plena, em prol do bem estar dos outros e da própria comunidade, falando depois do Rotary como mov
imento que nasceu de uma revelação intelectual, sempre com a convicção de que cada homem precisa do outro para realizar os seus sonhos, enaltecendo a dignidade humana enquadrada no sentido dos direitos e deveres de cada um.
Seguiram-se depois as apresentações do Prof. Abel Moreira da Fonseca pela Prof. Olga Ribeiro Rocha, do Dr. João Salema pela Dr.ª Fernanda Salema, de Manuel Caetano de Oliveira pelo Prof. Doutor Miguel Filgueiras, do Prof. Arqt. Octávio Lixa Filgueiras , pelo Prof. Arqt. Gomes Fernandes e do Dr. João Pinto Ribeiro, pelo filhos Dr. José Antonio Pinto Ribeiro e Dr. Manuel Pinto Ribeiro.
A cerimonia de encerramento contou com a intervenção do edil paivense Gonçalo Rocha, que evidenciou a sua satisfação pela realização deste honroso acontecimento que valoriza Castelo de Paiva, porque realça o denodo, o espírito de solidariedade e a importância de pessoas marcantes que “ tocaram fundo “ inúmeras pessoas e a comunidade paivense, “ destacando-se com os seus gestos, as suas intervenções, os seus princípios, a sua honradez e a sua atitude firme e postura sem mácula, como bons cidadãos, homens de valor e de qualidade extraordinária, justificando este momento solene e enriquecedor que se apresenta como uma boa lição para todos nós “ .
Recorda-se que, em 2014, completa-se o 100.º aniversário do nascimento de João Pinto Ribeiro, que nasceu no concelho de Castelo de Paiva e, no seu centenário, o Rotary Club de Matosinhos, do qual o dr. Pinto Ribeiro foi Sócio Fundador, seu 1.º Presidente e o primeiro Sócio do Clube a ser eleito Governador do Distrito Rotário que na época se estendia por todo o Portugal Continental e Ilhas Adjacentes, entendeu que é sua obrigação, fazer jus à sua memória, com uma singela homenagem no edifício dos Paços do Concelho da sua terra natal e onde está sepultado.
Conhecedores das suas referências e amizades, este acto de homenagem realizado em Castelo de Paiva será engrandecido juntando companheiros de ideal - cívico e rotário - todos com raízes em Castelo de Paiva, a saber: o Dr. João Salema, seu padrinho de baptismo, do Solar da Fisga, em Bairros; o Professor Abel Moreira da Fonseca, seu mestre na escola primária, o “Professor de Nojões”; Manuel Caetano de Oliveira, da Quinta das Eirinhas, no Castelo, Fornos e o Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras, Past-Governador do Rotary, com quem comungou lides rotárias e de liberdade.
Com este último partilhou, ainda, angústias e cozinhou enredos que possibilitassem uma sociedade mais fraterna em Portugal. Dos outros, recebeu ensinamentos que desenvolveram a sua inteligência, valores e conceitos que o tornaram num homem solidário, fraterno e, também, exemplos que formataram a sua personalidade de lutador e perseverante no alcançar do bem comum.
A cerimonia evocativa com nova participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva ( Duo de Violinos ) e os convidados brindados com um Porto de Honra.