Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva
O Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva foi fundado em 1985, composto por elementos muito jovens.
No inicio, para além das fracas probabilidades monetárias e da escassez de meios, de instalações, transportes, material de encestamento, registo de comprovações, estes jovens improvisaram e conseguiram superar essas dificuldades.
Não faltaram muitos erros de percurso, mas isso também os ajudou a ganharem mais experiencia e a compreender a orgânica de todo os sistema, consolidando este desporto e a conseguirem o objectivo pretendido, ou seja da legalização da colectividade.
Para existir columbofilia, tem de haver pessoas que gostem de tratar dos pombos e dos pombais.
No concelho existiam na altura, alguns criadores, que tinham pombos por simples adorno, não sabendo ainda a qualidade dos mesmos. Para além disso, a maior parte dos pombos estavam sem anilhas oficiais existindo uma lacuna de informação, nomeadamente os anos de nascença.
Na década de setenta este grupo de jovens oriundos na sua generalidade do lugar de Gração (com idades entre os 10 e 15 anos) começaram a criar pombos e a difundir a criação. Inicialmente, a maioria dos pombos era de raça galega, mas como os correios são pombos por excelência, sendo melhor em vigor físico, velocidade e sentido de orientação, originando que essa raça se torne a dominante.
A ideia da competição surge, a título de experiencia, no sistema de contra relógio.
Foi com este dinamismo que pareceu o nascimento duma das mais importantes Colectividades Desportivas do Concelho de Castelo de Paiva.
Actualmente Presidente do Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, Jorge Santos quer dar continuidade ao trabalho, tendo como finalidade a missão e levar o nome da colectividade o mais longe possível.
Presidente: Artur Santos
e-mail: grupocolumbofilo@gmail.com
site: http://www.castelopaiva.columbofilia.net/