Inventário de objetos
Nome do Objeto: Gasômetro.
Local de utilização:
- Distrito: Aveiro.
- Concelho: Castelo de Paiva.
- Freguesia: Raiva, Pedorido e Paraíso.
- Local: Pedorido.
Local de produção:
- Distrito: Aveiro.
- Concelho: Castelo de Paiva.
- Freguesia: Raiva, Pedorido e Paraíso.
- Local: Pedorido – cimo do Picão.
Função principal:
A principal função era a iluminação da mina onde os mineiros das minas do Pejão trabalhavam. O objeto iluminava o local onde o mineiro trabalhava, bem como todo o caminho por onde ele passasse dentro da mina.
Além desta função havia outra indispensável à sobrevivência do mineiro no interior da mina. Nas zonas onde existia muito tufo (gás que matava pessoas) o gasômetro apagava. Desta forma avisava o mineiro que aquele local onde estava era perigoso e que deveria sair pois a presença daquele gás era fatal, caso ficasse exposto a ele por algum tempo.
Descrição:
O gasómetro é um objeto feito em metal/latão, mas também pode ser fabricado em chapa. No entanto outros podem ser feitos com ambos os materiais.
Contudo a parte de baixo seria feita de metal, uma vez que é um material mais resistente caso haja alguma queda, logo o objeto não amassava.
É composto por dois depósitos, um na parte inferior onde se colocava o carbono e outro na parte superior onde depositavam a água. A água colocada no gasómetro seria em conta-gotas para o carbonato. Esse processo fazia com que houvesse combustão no exterior do gasómetro que era aceso com lume proveniente de um isqueiro ou fósforo.
Dados Históricos:
O gasômetro que se encontra na igreja de Pedorido junto à imagem da Santa Bárbara (padroeira dos mineiros), foi oferecido como uma homenagem dos mineiros à santa que os protegia quando trabalhavam nas Minas do Pejão.
Relação do objeto com as manifestações de património imaterial:
Este objeto funcionava como um símbolo dos mineiros na sua atividade profissional, que acabou com o encerramento das minas.
Elaborado por:
Um ex-trabalhador da mina com conhecimento sobre o objeto apresentado. Recolhido por ARPIP.
Data: 28/05/2018