Apesar de todo o seu valor, o medronheiro é ainda bastante desconhecido para grande parte da população e, para alguém com pouca prática, pode não ser imediato o reconhecimento desta árvore.
A fim de reconhecer um medronheiro numa comunidade natural, há que procurar pelas suas características mais distintivas: o seu fruto, a própria árvore e a folha.
O fruto do medronheiro é de facto inconfundível devido à sua forma e cor e, é sem dúvida a melhor forma de reconhecer esta árvore. Mas, mesmo que o fruto não esteja presente, seja porque não é a altura correta do ano ou porque os frutos foram colhidos, há ainda outras formas de reconhecer o medronheiro.
A forma característica da árvore e os locais onde cresce são também uma maneira muito utilizada para o reconhecer dentro de uma comunidade vegetal. De carater arbustivo, com copa arredondada e espessa, com um tronco acastanhado e bastante gretado, cresce em geral em zonas de vertente, o que o torna uma árvore peculiar e notória dentro das populações vegetais. (Sá, 2010) (Pedro, 1994)
Por fim, com uma forma elíptica ou lanceolada, lustrosa, serrada e mais escura na página superior, a folha é a confirmação final da identidade do medronheiro.