Trilhos - Os trilhos de BTT correspondem aos caminhos por onde os ciclistas pedalam, podendo ou não estar sinalizados. Localizam-se, por norma, nas matas, em florestas e nas serras, podendo existir também em localidades urbanas.
Cross-Country - Cross-country ou simplesmente “XC”, consiste na prática de pedalar através de diversos tipos de terreno, ultrapassando os todos os obstáculos existentes.
DownHill - Downhill corresponde ao ciclismo todo-o-terreno, normalmente praticado em áreas com declives altimétricos e com vários obstáculos. Esta modalidade de ciclismo é bastante exigente e os seus praticantes devem dominar com facilidade diversas técnicas ciclísticas. As provas de downhill consistem em realizar um determinado percurso o mais rápido possível e os seus praticantes necessitam de uma bicicleta específica para a prática desta vertente.
Freeride - Na prática do Freeride são utilizadas grandes descidas, declives acentuados e obstáculos artificiais. É uma das disciplinas do ciclismo mais espectaculares, mas que envolve também mais riscos para os praticantes, razão pela qual as bicicletas utilizam equipamento específico e muito resistente e com suspensões com bastante curso.
Suspensão Total - O termo suspensão total designa uma bicicleta equipada com suspensão à frente e amortecedor atrás. A utilização de suspensão cumpre dois grandes objectivos: torna a condução mais suave e garante maior segurança, especialmente nas descidas efectuadas com velocidade.
Regras básicas para a prática do BTT
A prática do BTT deve ser precedida por uma consulta junto do Médico e de uma observação rigorosa do estado de saúde;
É importante conhecer e respeitar os limites do nosso corpo;
A postura correcta na bicicleta e a gestão da respiração são factores de enorme importância para os praticantes de BTT;
Deter um conhecimento abrangente acerca da bicicleta e dos seus componentes. O “saber como funciona” propicia melhores rendimentos por parte do ciclista e contribui para a redução das avarias;
Os praticantes de BTT devem fazer uma alimentação correcta e nunca sair para “a estrada” sem água e sem um suplemento alimentício (fruta, chocolate, barras energéticas…)
Nunca sair para pedalar sozinho em zonas desconhecidas. Pelo menos, um dos elementos do grupo deve levar telemóvel. O uso de capacete é obrigatório;